No passado dia 16 de junho, mais de duas dezenas de dirigentes da Administração Pública, em cargos de direção superior, assinaram a "Declaração Colaborativa: Compromisso das lideranças com a colaboração na Administração Pública".
Desenvolver uma postura proativa na procura de oportunidades de colaboração, partilha de conhecimento e desenvolvimento da Administração Pública.
Encontrar um modelo que permita às organizações a que pertencem funcionar como um facilitador e potenciador do trabalho colaborativo.
No âmbito das suas competências e com os recursos disponíveis, adotar formas de modernizar e de inovar, melhorar práticas, simplificar procedimentos, desmaterializar processos, identificar lições aprendidas, aumentar a eficiência e eficácia dos processos e a qualidade dos serviços prestados.
Assumir o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das suas equipas, apostando nos portefólios de competências facilitadores da colaboração.
Promover planos de trabalho colaborativo na Administração Pública e desenvolvê-los através de equipas multidisciplinares.
Incentivar a adesão de outras pessoas a esta Declaração Colaborativa.
2ª SESSÃO DE ASSINATURA DA DECLARAÇÃO
Criar um Grupo de Coordenação, constituído por três dirigentes de entidades distintas, que será responsável pela promoção das dinâmicas colaborativas entre os parceiros.
Apresentar um novo plano de trabalho colaborativo com um conjunto de projetos que procurem alcançar objetivos conjuntos e criar valor público, em particular em domínios transversais que operacionalizem a estratégia para a modernização do Estado e da Administração Pública, nomeadamente, nos domínios:
(i) da gestão da mudança e de processos transformacionais;
(ii) da prestação de serviços;
(iii) da utilização de novas tecnologias.