logotipo do projeto

A terceira edição do Plano de Trabalho Colaborativo da Administração Pública foi lançada em finais de fevereiro de 2021 e integra três áreas de trabalho nucleares: simplificação administrativa, inovação na oferta de serviço público e comunicação para acelerar a mudança cultural.


ESTRUTURA

Concebido em fevereiro de 2021

Organizado em 15 projetos

Colaboração de 73 pessoas, oriundas de 19 entidades da administração direta e indireta do Estado e da administração autónoma

Executados por equipas de projetos multidisciplinares em trabalho remoto

PARTICIPANTES (por Projeto)

O Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública é constituído por três áreas de trabalho nucleares, em torno das quais se organizam 15 projetos:"

Gráfico representativo do número de participantes no terceiro Plano por projeto. 8 participantes no projeto Brochura O que é a simplificação Administrativa. 5 participantes no projeto Guia das Oficinas de simplificação em suporte virtual. 11 participantes no projeto Roteiro para identificar oportunidades de simplificação. 8 participantes no projeto Guia para Gerir projetos de simplificação colaborativos. 4 participantes no projeto Programa de microlearning sobre simplificação administrativa. 11 participantes no projeto Guia Oito Princípios do Inovador Público. 6 participantes no projeto da Brochura Princípios orientadores para o serviço ao utente. 8 participantes no projeto do Guia de Competências chave para atender com qualidade. 9 participantes no projeto do Guia para Como lidar com o inesperado no atendimento: os princípios da inovação antecipatória para resolver cisnes negros. 2 participantes no projeto do Guia para Atendimento omnicanal: Pressupostos para melhorar a experiência do cidadão na utilização dos serviços públicos. 8 participantes no projeto do Guia para Desenho de serviços públicos digitais: facilitadores e boas práticas. 5 participantes no projeto Programa de microlearning sobre competências chave para o atendimento. 6 participantes no projeto Plano de Comunicação interna para conciliação do trabalho remoto com o serviço ao utente. 5 participantes no projeto Programa de webinars sobre simplificação administrativa e serviço ao utente. 13 participantes no projeto Plano de dinamização da Bússola.

ÁREAS DE GOVERNO REPRESENTADAS (11)

Presidência

Finanças

Defesa Nacional

Justiça

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Saúde

Planeamento

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Modernização do Estado e da Administração Pública

Agricultura

Mar

COORDENAÇÃO DAS DINÂMICAS COLABORATIVAS

Os projetos que constituem o plano de trabalho, estruturados em torno das três áreas temáticas, são programados e geridos por equipas de trabalho colaborativas auto-organizadas. Esta organização informal permite identificar os parceiros que podem alavancar os resultados de cada projeto, sendo cada projeto gerido de acordo com a metodologia escolhida pela equipa.

O modelo de governação do plano de trabalho é o seguinte:

■ O gestor do plano é a gestora da Equipa de Coordenação do SIIGeP que, em articulação com equipa de coordenação dos Planos de Trabalho Colaborativo, assegura a execução e concretização do mesmo, assim como a monitorização e reporte correspondentes à Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa

■ O facilitador operacional de cada projeto é um membro da equipa de projeto escolhido pela mesma para assegurar o apoio e a dinâmica de cada projeto (por exemplo, o agendamento de reuniões, a elaboração de pontos de situação e o reporte)


PRINCÍPIOS

Este plano evidencia, assim, o carácter intrinsecamente colaborativo das medidas e uma mudança cultural cada vez mais evidente na Administração Pública, que assume a capacidade de se mobilizar para responder a mudanças no seu contacto e encontrar novas formas de cumprir as suas missões. Tem, ainda, uma ligação explícita à Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública, em particular a um conjunto de medidas de promoção da renovação da mudança cultural na AP que as circunstâncias atuais não só impõem como obrigam a acelerar.


Última atualização: 2021-10-08 14:01:04