O Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública foi elaborado no âmbito do Despacho n.º 3614-D/2020, de 23 de março, da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, que “define orientações para os serviços públicos em cumprimento do Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, em execução da declaração do estado de emergência efetuada pelo Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, de 18 de março”.
ESTRUTURA
■Concebido e executado entre março e maio de 2020
■Colaboração de 75 pessoas, oriundas de 27 entidades da administração direta e indireta do Estado e da administração autónoma
■Organizado em 6 áreas com 22 projetos
■Executados por equipas de projeto multidisciplinares em trabalho remoto
PARTICIPANTES (Por Situação Profissional)
ÁREAS DE GOVERNO REPRESENTADAS (11)
■Presidência
■Finanças
■Defesa Nacional
■Justiça
■Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
■Saúde
■Planeamento
■Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
■Modernização do Estado e da Administração Pública
■Agricultura
■Mar
CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
■Integrado na área “Desenvolvimento de guias e instrumentos de apoio prático”
■Equipa de projeto com 23 pessoas, oriundas de 9 entidades da administração pública direta e indireta do Estado
■Concluído em 17 de abril de 2020
■Produção de um Guia de Apoio à Criação de Equipas de Trabalho Transversal, com a proposta de uma Declaração Colaborativa
PRINCÍPIOS (Resumo)
■Desenvolver a capacidade de responder a desafios com prontidão e sustentabilidade
■Aprofundar modelos de colaboração flexível, incorporados nos modelos de gestão pública
■Apostar em novos modelos de trabalho, como as equipas de trabalho colaborativo
■A responsabilidade das lideranças no desenvolvimento dos ambientes propícios à colaboração